B

B

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Receção a Alunos e Encarregados de Educação

Pelas 9h do dia de hoje (15/09/2014), no refeitório do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, realizou-se a reunião de receção a Alunos dos 2º e 3º ciclos e Encarregados de Educação com a presença da Direção, Diretores de Turma e Professora Bibliotecária.

À mesma hora, na escola EB1, a subdiretora reunia com os Professores Titulares de turma, Alunos dos 1º ao 4º anos e respetivos Encarregados de Educação.



terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto REALCE: Intercâmbio/ Encontro Escolar em Cáceres

Dando continuidade ao projeto REALCE (A Rede Educativa Alentejo – Centro – Extremadura), no dia 21 de maio, os alunos da turma do 9º tiveram oportunidade de  se encontrarem, mais uma vez, com os alunos do Instituto de Enseñanza Secundaria “ Los Moriscos” de Hornachos, parceiros do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide desde 2011, ano em que teve início o referido programa transfronteiriço.

O intercâmbio decorreu na cidade de Cáceres. À chegada, alunos e professores foram recebidos pelos seus parceiros espanhóis na Plaza Mayor e mais tarde iniciaram uma visita guiada pelo centro histórico desta cidade.Terminada a visita, houve tempo para o convívio e todos tiveram tempo livre para passear, conversar e conviver com os parceiros.

A docente responsável deste encontro, Rosa Maria Nabais Morgado, refere que estes alunos já não vão participar mais neste projeto, uma vez que são finalistas. Destaca a importância destes encontros, que permitem uma grande aproximação entre os alunos e as suas famílias, assim como um conhecimento mais próximo das realidades culturais e dos contextos familiares dos dois países. Considera também que o Projeto REALCE potencializou a aprendizagem e o uso da língua espanhola, permitindo um maior enriquecimento do vocabulário através da sua aplicação no quotidiano, nomeadamente no contexto familiar. 

A referida docente continua a ter contacto com o professor José Cruz do I.E.S. de Hornachos, no sentido de dar continuidade ao projeto, com novos alunos. Agradece o apoio concedido pelos Encarregados de Educação, que prestaram uma ajuda preciosa, pelos docentes, pela Direção do Agrupamento e pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, que disponibilizou o transporte para todas as visitas de estudo, no âmbito deste Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha– Portugal (P.O.C.T.E.P.), desenvolvido com fundos F.E.D.E.R.









terça-feira, 17 de junho de 2014

Visita de Estudo a Cáceres

No âmbito das disciplinas de História e de Espanhol, no dia 24 de abril, os alunos do 8º ano deslocaram-se à cidade espanhola de Cáceres, onde tiveram oportunidade de conhecer o centro histórico, declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1986, sendo um dos conjuntos urbanos da Idade Média e do  Renascimento mais completos do mundo. Foram visitados os seguintes monumentos:  La Concatedral de Santa María, el Palacio de las Veletas (Museo provincial de Cáceres), los palacios de los Golfines, la plaza de San Jorge, la Torre de Bujaco o el Arco de la Estrella. 
Houve também espaço para o convívio na Plaza Mayor, antes de partir para Malpartida de Cáceres, para visitar o museo Vostell, exemplo de arte contemporânea de posguerra. 
Os alunos terminaram a viagem visitando a Ponte Romana de Alcântara, uma das pontes romanas mais relevantes das que se conservam em todo o mundo, construída por volta do ano 106, a mando do imperador Trajano.
De regresso a Castelo de Vide, houve uma última paragem em Valência de Alcântara para o lanche.
Alunos e professores consideraram bastante interessantes os diversos locais visitados. Os docentes elogiam o comportamento dos discentes, o respeito pelas regras elementares e o convívio saudável entre todos.
Docentes e alunos agradecem a colaboração e a companhia do Consultor Carolino Tapadejo na referida visita.






terça-feira, 6 de maio de 2014

Matrículas pre e 1º ano


25 de ABRIL - 40 anos a CONSTRUIR A LIBERDADE

Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a nossa escola começou por pintar uma grande faixa que colocou na entrada da escola a anunciar à vila de Castelo de Vide que uma Revolução é um acontecimento importante que precisa ser comemorado.

Os cravos vermelhos que preenchiam as faixas foram pintados com as mãos abertas dos alunos do pré-escolar e do primeiro ano de escolaridade, simbolizando a partilha e a esperança na construção de um futuro justo e solidário.

Mãos pequeninas, de tenra idade, a crescer e por demais importantes na construção da sua terra, do nosso país e de um mundo melhor para todos.


Também de vermelho foram pintados os cravos que decoraram o interior da nossa escola. Flor, símbolo de Abril e da renovação da esperança!

Utilizaram-se materiais reciclados, numa atitude de compromisso com a ecologia e a sustentabilidade do planeta.   




40 anos de liberdade inspiraram um acróstico com frases plenas de sentido.




Com as palavras dos poetas se escreveram os poemas que celebram a Liberdade.
A comunidade escolar (nos diversos órgãos que a constituem – pedagógicos, administrativos e diretivos) elegeu democraticamente poemas representativos para a exposição “40 anos de Abril – 40 (e tal) poemas de Liberdade”.
Exaltou-se, assim, a Revolução, acreditando que a partilha das escolhas coletivas será um verdadeiro espaço de construção da Liberdade!




E como o 25 de Abril é, simultaneamente, festa e luta, as comemorações na nossa escola culminaram com um convívio aberto a toda a comunidade. António Eustáquio, professor na nossa escola e dois amigos, Vítor Miranda e Jominho, cantaram as canções do Zeca e do Fausto. Alunos e professores declamaram poemas e receberam-se ainda as vozes solidárias de um grupo georgiano que, por estes dias visitava Castelo de Vide e tomava contacto com as sementes que, há 40 anos, foram lançadas pela revolução portuguesa.