Dando continuidade ao projeto REALCE (A Rede Educativa Alentejo – Centro – Extremadura), no dia 21 de maio, os alunos da turma do 9º tiveram oportunidade de se encontrarem, mais uma vez, com os alunos do Instituto de Enseñanza Secundaria “ Los Moriscos” de Hornachos, parceiros do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide desde 2011, ano em que teve início o referido programa transfronteiriço.
O intercâmbio decorreu na cidade de Cáceres. À chegada, alunos e professores foram recebidos pelos seus parceiros espanhóis na Plaza Mayor e mais tarde iniciaram uma visita guiada pelo centro histórico desta cidade.Terminada a visita, houve tempo para o convívio e todos tiveram tempo livre para passear, conversar e conviver com os parceiros.
A docente responsável deste encontro, Rosa Maria Nabais Morgado, refere que estes alunos já não vão participar mais neste projeto, uma vez que são finalistas. Destaca a importância destes encontros, que permitem uma grande aproximação entre os alunos e as suas famílias, assim como um conhecimento mais próximo das realidades culturais e dos contextos familiares dos dois países. Considera também que o Projeto REALCE potencializou a aprendizagem e o uso da língua espanhola, permitindo um maior enriquecimento do vocabulário através da sua aplicação no quotidiano, nomeadamente no contexto familiar.
A referida docente continua a ter contacto com o professor José Cruz do I.E.S. de Hornachos, no sentido de dar continuidade ao projeto, com novos alunos. Agradece o apoio concedido pelos Encarregados de Educação, que prestaram uma ajuda preciosa, pelos docentes, pela Direção do Agrupamento e pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, que disponibilizou o transporte para todas as visitas de estudo, no âmbito deste Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha– Portugal (P.O.C.T.E.P.), desenvolvido com fundos F.E.D.E.R.
Sem comentários:
Enviar um comentário