B

B

terça-feira, 1 de março de 2016

Como vão os objetos parar ao museu?

Foi com entusiasmo constante que, no passado dia 24, foi concluída a atividade desenvolvida pelas turmas de 4º ano, intitulada "Como vão os objetos parar ao museu?".

No âmbito do Projeto "O Meu Museu", parceria entre escola e município levada a cabo pela arquitecta Susana Bicho, os alunos visitaram as salas da sinagoga com o guia do gato Garcia.

A atividade tinha como objetivos aprender a observar e interpretar os objetos no museu, compreender os seus múltiplos valores e desenvolver a capacidade de criar e contar histórias.

Cada grupo escolheu um objeto para interpretar e conhecer melhor e, posteriormente construir a história de vida (desde a criação até ter lugar no museu) e dramatizar para os restantes colegas de turma (teatro de sombras).


As turmas visitaram a secção de arqueologia para, dessa forma, ficarem a conhecer as profissões de arqueólogo e restaurador e para descobrirem a importância dos artefactos arqueológicos e da sua conservação.

Os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência "hands-on" através da simulação de uma escavação arqueológica, com os utensílios habitualmente usados, passando pelas várias etapas (registo desenhado e fotográfico, fichas de objeto, entre outras).

A atividade revelou-se uma experiência memorável para todos.





Sem comentários:

Enviar um comentário