No Palácio Nacional de Mafra ficámos a conhecer este grande monumento que foi construído quando reinava D. João V, no séc. XVIII, em virtude de uma promessa que ele fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de Áustria. Nessa altura Portugal tinha muito dinheiro por causa do Ouro do Brasil. Por isso se construiu um Convento, uma Igreja e um Palácio.
A nossa visita começou nos jardins do palácio. Passeámos, observámos vários pássaros e os pavões vaidosos. Havia árvores enormes, canteiros de flores e muita frescura. Mas, o que nos divertiu mais foi meter a mão nos grandes lagos e tentar tocar nos peixes. “-Ah! P’xinho, p’xinho, p’xinho!” Foi a cantilena que o Gustavo inventou para atrair os peixes.
Após o almoço entrámos no palácio e fomos recebidos pela Maria Joaquina, uma criada do Rei que nos conduziu pelo palácio até encontrarmos a princesa Maria Francisca, irmã de D. João V. A criada preparou-nos para o encontro ensinando a fazer as “vénias à francesa”.
E foram muitas as coisas surpreendentes que ficámos a conhecer: que as camas eram pequenas porque eles dormiam sentados, naquele tempo não se tomava banho com frequência porque a água fazia mal à pele, piolhos havia muitos e as pessoas ricas tinham macacos para os “catar”. O João V deu um macaco à sua irmã Maria Francisca, ela deu-lhe o nome de “Rufus”. Os aposentos do rei e da rainha estavam separados, vimos também os quartos de vestir e as peças de mobília mais modernas do palácio: um móvel retrete que só o rei utilizava.
Visitámos também a biblioteca e vimos os morcegos que lá vivem e que protegem os livros porque eles comem os insectos que existem no ar.
Por fim, a princesa Maria Francisca mostrou-nos como as donzelas comunicavam com os cavaleiros usando os leques ou os lenços. Como era diferente a vida das pessoas no séc. XVIII !!!
O nosso dia terminou na aldeia do Sobreiro, um lugar engraçado pois mostra a vida típica nas aldeias em redor da capital de Portugal, Lisboa, no início do séc. XX.
Foi um dia fantástico para recordar com alegria!
Alunos do 4º ano turma A 2016-2017
Sem comentários:
Enviar um comentário