B

B

sábado, 16 de dezembro de 2017

Boas Festas

O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

deseja a todos

Boas Festas.



Autoria: Francisco Belo.

Animação: Hélder Costa.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Semana da floresta autóctone

Na semana de 20 a 23 de novembro, alguns alunos do pré escolar e as turmas do 1º ciclo, abordaram o tema da "Semana da Floresta Autóctone".

A turma do 3º ano elaborou um documento ilustrativo onde é referido sumariamente, as atividades desenvolvidas nos 4 dias. Desta forma, nas sessões, os discentes ficaram sensibilizados para a importância da floresta para o equilíbrio ambiental; identificaram e estudaram árvores, arbustos e plantas; identificaram o habitat de aves, répteis e anfíbios; passearam pela floresta autóctone de Castelo de Vide - Serra de S. Paulo; plantaram árvores acompanhados por guardas/ sapadores florestais e com notas explicativas do Engº João Dona; culminando com um debate e avaliação em sala de aula da semana a realização de trabalhos diversos.




quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Ato de tomada de posse de Conselho Geral

Decorreu no dia de ontem (29/11/2017), pelas 17h30m, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, a tomada de posse dos membros do Conselho Geral para o quadriénio 2017-2021.





sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Intercâmbio escolar

No dia 26 de outubro, no âmbito de um Intercâmbio escolar com o Colégio La Asunción de Cáceres, decorreram, no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, várias atividades relacionadas com o tema “Todos Somos Europa”, sob a responsabilidade das docentes de Espanhol LE II da nossa escola e das docentes do colégio espanhol que acompanharam os alunos.

Este encontro escolar também contou com uma passeio pela vila de Castelo de Vide, que contou com a colaboração da Câmara Municipal, nomeadamente com a visita guiada a cargo da técnica de Turismo Maria do Carmo Fernandes.




quarta-feira, 19 de julho de 2017

Observatório Pedagógico 2016/2017 - reflexão dos resultados

O Observatório Pedagógico é uma ferramenta de análise e monitorização das práticas de sala de aula. Aplica-se através de questionários a alunos e professores, utilizando indicadores iguais, com o intuito de efetuar uma análise comparativa. O objetivo final é analisar e refletir detalhadamente sobre o processo de ensino e aprendizagem, reavaliando as práticas pedagógicas utilizadas e potenciando eventuais alterações.


Considerações finais

Dado que os resultados são muito positivos destacaríamos, apenas, como aspeto a melhorar, a diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem, incluindo a utilização de instrumentos de trabalho variados.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

No dia 16 de junho fizemos uma visita de estudo a Mafra, ao Palácio Nacional e à Aldeia do Sobreiro.
No Palácio Nacional de Mafra ficámos a conhecer este grande monumento que foi construído quando reinava D. João V, no séc. XVIII, em virtude de uma promessa que ele fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de Áustria. Nessa altura Portugal tinha muito dinheiro por causa do Ouro do Brasil. Por isso se construiu um Convento, uma Igreja e um Palácio.
A nossa visita começou nos jardins do palácio. Passeámos, observámos vários pássaros e os pavões vaidosos. Havia árvores enormes, canteiros de flores e muita frescura. Mas, o que nos divertiu mais foi meter a mão nos grandes lagos e tentar tocar nos peixes. “-Ah! P’xinho, p’xinho, p’xinho!” Foi a cantilena que o Gustavo inventou para atrair os peixes.
Após o almoço entrámos no palácio e fomos recebidos pela Maria Joaquina, uma criada do Rei que nos conduziu pelo palácio até encontrarmos a princesa Maria Francisca, irmã de D. João V. A criada preparou-nos para o encontro ensinando a fazer as “vénias à francesa”.
 E foram muitas as coisas surpreendentes que ficámos a conhecer: que as camas eram pequenas porque eles dormiam sentados, naquele tempo não se tomava banho com frequência porque a água fazia mal à pele, piolhos havia muitos e as pessoas ricas tinham macacos para os “catar”. O João V deu um macaco à sua irmã Maria Francisca, ela deu-lhe o nome de “Rufus”. Os aposentos do rei e da rainha estavam separados, vimos também os quartos de vestir e as peças de mobília mais modernas do palácio: um móvel retrete que só o rei utilizava.
Visitámos também a biblioteca e vimos os morcegos que lá vivem e que protegem os livros porque eles comem os insectos que existem no ar.
Por fim, a princesa Maria Francisca mostrou-nos como as donzelas comunicavam com os cavaleiros usando os leques ou os lenços. Como era diferente a vida das pessoas no séc. XVIII !!!
O nosso dia terminou na aldeia do Sobreiro, um lugar engraçado pois mostra a vida típica nas aldeias em redor da capital de Portugal, Lisboa, no início do séc. XX.
Foi um dia fantástico para recordar com alegria!
Alunos do 4º ano turma A    2016-2017


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Semana da Escola 2017


Sessão de esclarecimento sobre Higiene Corporal - "Lavar, Escoar e Esfregar"

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo (1º e 4ºanos) do Agrupamento participaram num sessão de esclarecimento sobre Higiene Corporal intitulada "Lavar, Escoar e Esfregar".
A atividade foi promovida pelo Projeto de Educação para a Saúde em parceria com a Equipa da Saúde Escolar do Centro de Saúde de Castelo Vide.


quarta-feira, 31 de maio de 2017

Sessão de Esclarecimento sobre Educação Sexual

No dia 31 de maio os alunos do 9º ano do Agrupamento participaram numa Sessão de Esclarecimento sobre Educação Sexual, tendo sido abordados os seguintes temas: métodos contracetivos, infeções sexualmente transmissíveis e o planeamento familiar.
A atividade decorreu no Centro de Saúde de Castelo Vide (CSCV) e foi  promovida pela Equipa da Saúde Escolar do CSCV e pelo Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento.


segunda-feira, 22 de maio de 2017

1º Torneio de Xadrez

O grupo de alunos responsável pelo clube de Xadrez irá realizar, no dia 14 de junho, o Primeiro Torneio de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, atividade enquadrada na Semana da Escola.
Todos os interessados, alunos, demais população escolar e comunidade Castelovidense, podem inscrever-se na portaria da escola, ou no formulário, carregando aqui
As inscrições terminam a 9 de junho.